segunda-feira, abril 17, 2006

O teste






Ele e ela atirados no sofá, cada um para um lado. Ela lendo uma revista, ele lendo um jornal. Ela se debruça por cima dele, procurando alguma coisa na mesinha ao lado do sofá, depois enfiando a mão entre as pernas dele e o estofamento. Ele pensa que a intenção dela é outra e se entusiasma.
- Epa. Opa. È por isso que eu gosto dessas revistas femininas. São puro sexo… Cento e dezassete maneiras de atingir o orgasmo usando utensílios domésticos, inclusive o seu marido. Chuchu, esse afrodisíaco desconhecido. Você também pode ter os seios novos da Xuxa, quando ela não estiver usando…vocês começam a ler essas revistas , se excitam e….
- Encontrei.
- Claro que encontrou. Você pensou que ele tivesse se mudado? Continua no….
- O lápis. Eu sabia que ele estava dentro do sofá.
- Lápis?
- Pra fazer este teste da revista. Vamos lá. «Você chega em casa e diz que precisa fazer uma reavaliação das suas prioridades, recuperar o seu espaço pessoal e dar um tempo para o casamento, e declara que vai viajar sozinha. Ele, a) dirá que tudo bem, desde que você faça um rancho no supermercado antes de ir, b) acusará você de ter um amante e exigirá saber quem é, c) dará uma risada e diz ‘ boa, boa, conta outra’, ou d) dirá que entende você e apoia sua decisão». «Você» no caso, sou eu.
- E «ele» sou eu?
- «Ele» é você.
- D.
- O quê?
- D. A resposta dele, que sou eu, é D.
- Você me entenderia e apoiaria?
- Sem a menor duvida.
Ela anota com o lápis, não muito convencida, e continua.
- «Ele» tem um hábito que você não suporta, mas nunca mencionou. Um dia, você resolve falar e pede que ele pare, senão enlouquece. Ele a) dirá que você tem vários hábitos que também o deixam maluco e só pára se você parar, b) dirá que devemos aceitar as pessoas como elas são, com todas as suas imperfeições, e que você está sendo insensível e intolerante, c) dirá que fará o possível para parar, pois a sua aprovação é a coisa que ele mais preza, ou d) negará que tenha um hábito e dirá que você só está atrás do motivo para criticá-lo».
- C.
- C?
- Ele disse C.
- Se eu pedisse para você abandonar um hábito que me incomodasse…
- Eu pararia na hora.
- Mesmo?
- Mesmo.
Ela anota e recomeça a leitura.
- «Você…»
- Espera um pouquinho. Esse teste não é para mim. É pra você. É para a mulher responder o que espera do marido. Que tipo de homem ela pensa que ele é. No final, dependendo das resposta, a revista diz «Separe-se desse monstro imediatamente!» Ninguém quer saber as nossas respostas. Desprezam a nossa auto-avaliação.
- Não é bem assim…
- É, sim. É por isso que eu não gosto de revistas femininas. Não têm o menor interesse em homem, a não ser como objecto sexual. São feitas por mulheres, para mulheres. E o que é que q mulher mais gosta de ler, ouvir e ver? Outras mulheres. Alguém já viu um homem na capa duma revista feminina? Nunca. É tudo narcisismo. Delas para elas. Até os testes.
Ela atira a revista e o lápis longe.
- Pronto. Acabou o teste.
Ela o abraça.
- Ficou bravinho, ficou?
- Sentido.
Ela o beija. Ele se deixa beijar. Ela o beija com mais ardor. Ele enfia a mão entre as pernas dela. Ela faz « Mmmmm. È assim que eu gosto». Ele diz:
- Encontrei.
- O quê?
- O controle remoto.
E liga a televisão.

De Luís Fernando Veríssimo
Fotografia: autor desconhecido



1 comentário:

Anónimo disse...

O amar do mar

boca do mar
beijo de sal
lábios da praia
pele de areia

língua de rio
decote de dunas
seios de ilhas
abraço do sol

correntes de desejo
cheiro de algas
ondas de prazer
espuma que rebenta

gemidos das gaivotas
gozo das nuvens
céu que se funde
no azul do mar