sábado, julho 15, 2006

As saudades




Hoje lembrei-me dos tamarindos e cresceu-me água na boca...
O tirar da casca e o tamarindo vir inteiro...
Aquele sabor doce e ácido ...
Há coisas que nos deixam muitas saudades, as imagens que guardamos, os cheiros que lembramos, e os sabores cujas memórias distantes por vezes ainda são tão intensas ao ponto de nos fazer crescer água na boca...
Hum... saudades!

T A M A R I N D O
Se eu escolhesse ser um fruto
Seria Tamarindo
Não conhecendo esse fruto
(Tez, estética, sabor, gume, gula)
Gostaria de sê-lo e, às vezes
Sou-o
Sou um Tamarindo que não é
E não o sendo
Pertenço-me, fruto, nessa tez
Estética, Sabor, Gume, Gula, Néctar
E açúcar de mil encantários
Sabor de
O que é exatamente Ser Tamarindo?
Não sei se sei
Mas querendo ser e às vezes me sendo
(Maduro, doce, flor, fruto, outono)
Sinto-me pomar, bosque e esperança
Sementeiro
E sei que um dia ainda serei um tamarindeiro!

Silas Corrêa Leite

Fotografias Top Tropicals

9 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Não faço a mínima ideia do que é o Tamarindo.
Mas fiquei com água na boca só de ler o teu texto e o poema.
Acho que me saberia muito bem comer um agora...

Boa semana.
Beijinhos tamarindeos...

o alquimista disse...

Conheço o fruto, mas achei muito mais gostoso o teu texto...

Beijo

mitro disse...

Nunca comi um tamarindo....

disse...

Pois é amiga, eu também acho eess fruto gostoso e sabes que o uso no caril? É verdade, acaba por cortar aquele (às vezes) tão agreste picante, tornando-o mais suave a saboroso.Eu compro-o para isso nas mercearias de comida indiana ou africana, prensado.Mas é de facto muito delicioso. Beijo

XannaX disse...

Hum... o teu caril... com tamarindos... já tou a salivar... :-D
Beijinhos
Nilson e Mitro: eu adoro tamarindos, mas é daqueles frutos "silvestres" que nem toda a gente aprecia... mas no caril da Ró até quem não gosta passa a gostar. Alquimista, se tu provasses o caril da Ró com os tamarindos... hum...
Beijinhos

disse...

Oh! Maggueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Não faças publicidade do meu caril, senão até fazem excursão e quem os atura?! :)
Beijos

disse...

Mag! Gostei do que aqui fizeste no nosso blog...sim senhora, amiga, muita novidade 1 tudo a meu gosto! Tenho anadado muito ausente, espero não ter perdido nada?! Quem me pões a par da novidades?
Já vistes?Temos amigos novos( inclúidas as amigas, eu SEMPRE me refiro aos 2 géneros)e com blog's muito interessantes e fora do vulgar.....Lindos(as)!!!!!!

Mónica Lice disse...

Fiquei também a salivar...:))

Passar por aqui é sempre uma excelente surpresa!:)

Beijinhos.

Anónimo disse...

Gostei de ver meu poema aqui
Silas Correa Leite