quinta-feira, novembro 16, 2006

Escute, Pare e Olhe!









No próximo dia 25 de Novembro assinala-se o dia internacional para a eliminação da violência sobre as mulheres.
Para marcar a data, a Amnistia International lançou um video que nos dá uma poderosa e significativa mensagem, que importa divulgar: a Violência Sobre as Mulheres é uma das mais vastas e persistentes violações de Direitos Humanos, e manifesta-se em diversos contextos: na família, na comunidade, nas instituições estatais, em situações de custódia e em situações de conflito e pós-conflito armado.

A Amnistia Internacional, concebida não só para denunciar atropelos aos Direitos Humanos e responsabilizar os seus autores, pretende com esta campanha conseguir uma mudança social: mudar comportamentos discriminatórios, valores e práticas sociais que estão na génese da violência sobre as mulheres. Juntemo-nos então à causa na luta pelos direitos humanos, e, neste caso especifico, para erradicar este flagelo.

Ainda neste contexto, no site da Associação de Mulheres Contra a Violência, pudemos perceber que acreditar que este é um problema que não afecta muitas mulheres e que só existe em famílias de baixo nível socio-económico, é um mito. São, contudo, uma realidade as estatísticas internacionais que apontam para uma percentagem de 20 a 30% de mulheres vítimas dos seus companheiros ou maridos, que provêm de todos os estratos sociais, de todas as idades, raças e credos religiosos.

Esta história é só mais uma das histórias reais que podemos ler e ouvir na imprensa quase diáriamente e que não deveria ser real nem ficção. Importa saber que uma agressão não é apenas uma perda momentânea da razão por parte do agressor. Este agride para manter o controlo e a coacção através do medo e do terror e os maus tratos podem ocorrer durante muitos anos, tendo tendência a tornar-se, com o tempo, mais frequentes e mais graves, culminando, nalguns casos, em homicídio.

Outro site importante que aqui vos deixo para mais esclarecimentos, é o Uns & Outras, um site independente de Partidos políticos e apologista de ideologias pacifistas, que visa formar e informar sobre os direitos humanos, em particular das mulheres, e contribuir para a criação sustentada de uma vida humana mais feliz e mais justa.

Vale a pena passar por lá. Vale a pena reflectir nestas questões.

1 comentário:

Mónica Lice disse...

Excelente post!

É necessário mudar mentalidades e tentar alterar o cenário das coisas...

Beijinhos de bom fim-de-semana!;-)